O projeto SmarText, um dos vencedores da edição de 2020 de Born from Knowledge Ideas, promovida pela Agência Nacional de Inovação, destacou-se pela sua capacidade de filtrar até 85% dos óleos e gorduras alimentares presentes nas águas residuais, impedindo-os de chegarem aos mares e rios.
Os investigadores da Universidade Atlântica, situada em Oeiras, criaram uma tecnologia que, através de um filtro de nanopartículas feito de celulose e argila (materiais naturais e biodegradáveis), permite filtrar cerca de 85% dos óleos e gorduras alimentares das águas antes de estas serem despejadas nos rios e mares.
Segundo explicam os investigadores do projeto: "um litro de óleo contamina um milhão de litros de água, tantos quantos precisaríamos para viver até aos 40 anos".
Desta forma, a SmarText pretende solucionar a quantidade de óleo e gordura que são retidos atualmente nas Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR).
A Agência Nacional de Inovação relata, ainda, que a gordura captada da água deverá depois ser vendida à indústria dos biocombustíveis, promovendo assim a Economia Circular.
O projeto SmarText conta já com parceiros como a Águas de Portugal e com a empresa de energia Prio.
_________
Fontes:
Comments