No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) português, o Fundo Ambiental anunciou a abertura das candidaturas para Promoção da Bioeconomia Sustentável.
A sua submissão deverá ser apresentada até às 17:00 do dia 20 de setembro de 2021, através do formulário eletrónico disponível no portal do Fundo Ambiental.
A candidatura visa promover uma alteração de paradigma para acelerar a produção de produtos de alto valor acrescentado a partir de recursos biológicos, em alternativa às matérias de base fóssil. Esta deverá ainda ter por base a formação de um consórcio, com foco no desenvolvimento para uma transição mais ecológica e digital.
O programa PRR prevê a realização de investimentos em três fileiras: têxtil e vestuário, calçado e resina natural, promovendo uma maior competitividade e contribuindo para a neutralidade carbónica e circularidade dos materiais. Para cada uma das fileiras deverá ser constituído um único consórcio e respetivo projeto.
Segundo João Fernandes, Ministro do Ambiente e da Ação Climática, existem 129,5 milhões de euros disponíveis para investir em inovação numa produção ecologicamente mais sustentável.
Desta forma, está previsto um investimento de 71 milhões de euros para o sector têxtil e vestuário, 41 milhões para o calçado e 17,5 milhões para a resina natural.
Todas as informações sobre a candidatura e formação do consórcio poderão ser consultadas através do portal do Fundo Ambiental.
_________
Fontes:
Comments