O Dia da Sobrecarga da Terra (Earth Overshoot Day) foi criado pela New Economics Foundation, uma organização parceira da Global Footprint Network, que conta com a contribuição de 70 organizações.
Esta data marca o dia em que usamos todos os recursos biológicos que a Terra é capaz de regenerar durante todo o ano. Em 2023, o dia 2 de agosto marca a data em que ultrapassámos os limites de regeneração da Terra para esse ano.
Qual a importância da Earth Overshoot Day ?
O Dia de Sobrecarga da Terra (Earth Overshoot Day - EOD) surge como um alerta para todas as pessoas do nosso planeta.
Aliada ao aumento da população e do consumo, a industrialização levou a profunda desestabilização dos sistemas naturais.
De modo a “alimentar” o atual sistema que se encontra implementado, as indústrias têm vindo a aumentar a velocidade e o volume de recursos naturais que são extraídos do nosso planeta. Contudo, esta exploração massiva dos recursos naturais da terra tem alcançado níveis insustentáveis.
Atualmente, para satisfazer as necessidades de recursos a que a sociedade obriga, seriam necessárias 1,7 Terras. Dado que até ao momento, apenas dispomos de uma, a partir desta data começamos a viver “a crédito” e acima da capacidade de regeneração do planeta, levando à crescente escassez de recursos e a degradação dos sistemas naturais.
Em Portugal a situação é ainda mais acentuada, pois se todos os países consumissem como nós, seriam necessárias 2,5 Terras. A primeira vez em que ultrapassámos este limite foi em 1970 e estima-se que desde desse ano, esta data já tenha sido antecipada em cerca de 3 meses.
Se continuarmos a atual tendência, até 2050, a nível mundial vamos estar a extrair o dobro dos recursos que o nosso planeta tem capacidade de regenerar para um ano, gerando a degradação dos sistemas naturais, em alguns casos irreversível.
Como é calculado o Dia da Sobrecarga da Terra?
Anualmente, a Global Footprint Network, uma organização sem fins lucrativos focada em investigar e desenvolver ferramentas que promovam o desenvolvimento sustentável, realiza um estudo de modo a determinar em que data são esgotados os recursos naturais que o planeta Terra tem a capacidade de regenerar para esse ano.
Este estudo, que inclui a análise de mais de 200 países de 1961 até à data atual, avalia a data em que este limite é ultrapassado em cada um dos países incluídos no estudo e em termos globais.
A título de curiosidade, em 2019, a nível mundial, esta data ocorreu a 29 de julho, 3 dias mais cedo do que ocorreu em 2018 (1 de agosto de 2018). Em Portugal, esta data aconteceu a 26 de maio de 2019, 21 dias mais cedo do que em 2018.
Confira abaixo as datas do Dia de Sobrecarga da Terra nos últimos 10 anos:
* Em 2020, o Dia da Sobrecarga da Terra foi calculado tendo em conta a queda inicial no uso de recursos no primeiro semestre do ano devido à pandemia do Covid-19. Todos os outros anos assumem uma taxa constante de uso de recursos ao longo do ano.
________________
Fontes:
Autoras:
Mariana Pinto e Costa (Cofundadora da BeeCircular)
Daniela Diana (Estagiária de Marketing e Comunicação)
Contacte-nos: hello@beecircular.org
Comments